O Homem está carregado de Tudo. Do seu olhar acede à realidade que tanto o per-turba como o con-sola, o traz ao con-vívio de Si Mesmo ante os Outros. O Homem carrega o Diabo às costas para o salvar e entregá-lo salvo a Deus e com isso salva este Mundo. É esse o preço (do peso) de Ser Humano. Não se pode aliviar a carga? Uns levam mais outros menos, mas todos carregam em algum ponto da vida o Diabo, o seu lado negro, pois uma alma vazia sempre se enche de problemáticas sociais quanto confrontada com a sua própria consciência ? Será? Ou o Homem é um ser diáfano, transparente, mais translúcido? Estarei enganado? Que certeza poderei ter?
Na vida, mudanças exigem mudança. Esses desvios são história património que, embora arreigado ao passado, faz parte do presente. Não deixei de ser antropólogo social, apenas mudei de nome. Com alguma literatura e filosofia à mistura. E alguma poesia.
